Empreendedorismo

04 outubro, 2012 • Empreendedorismo, Marketing e Vendas

Assessoria de Imprensa bem feita traz oportunidades para empresas. Confira dicas:

Falar sobre o poder da assessoria de imprensa na atualidade é o mesmo que discutir o poder da informação. Nas empresas, esse setor tem impacto direto na aparição de novos clientes. Estar em destaque na mídia por meio de uma boa assessoria é uma estratégia eficaz de marketing.

Para o jornalista e sociólogo Muniz Sodré, ao mesmo passo que a boa informação gera oportunidades e é transformadora, um trabalho bem feito de assessoria, tem função totalmente estratégica nas vendas. “A mídia é um espaço informativo, por isso as pessoas conseguem entrar nela sem que sejam atores ou grandes astros, quando têm realmente algo de interessante para semear”, comenta o estudioso da comunicação de massa.

Assessoria de imprensa não faz milagres, apenas trabalha a forma como a informação é disseminada. Tornando-a atraente aos olhos de quem a recebe. Empresas que apostam nesta forma de destaque no mercado, desfrutam das vantagens, mas desde que garantam produtos diferenciados e novidades constantes que possam gerar assuntos relevantes para a mídia.

A sócio-fundadora da Espalhe – Marketing de Guerrilha, Roberta Paixão, iniciou todo o projeto de sua empresa como uma área dedicada à relações públicas. “Desde o início entendemos que boas histórias devem ser amplificadas por meio da imprensa e, desde o advento das redes sociais, pelos formadores de opinião online. A mídia é necessária para ajudar a expandir ainda mais a história, mas acreditamos que não seja condição absoluta. Se uma história é boa, ela será contada, repassada e amplificada pelas pessoas nas mesas de bar, nas redes sociais e na imprensa, ganhando credibilidade e endosso”, acrescenta Roberta Paixão.

Esse modelo de estratégia de marketing se diferencia da tradicional publicidade feita por anúncios, afinal, cada um possui um propósito diferente.

O trabalho de assessoria dentro de uma empresa, quando associada a um dos fatores mais importantes para a venda: o relacionamento, é capaz de aumentar o engajamento e a admiração do público através da mídia espontânea. Roberta Paixão acrescenta que o importante é entender que o papel de relações públicas é mais estratégico e fundamental para os clientes e faz a analogia: “O que tem mais valor: eu te dizer que sou super inteligente ou alguém te dizer que eu sou super inteligente?”.

Gabriela Paniago
Estação Sebrae

-->
Continuar Lendo

Confira todos os conteúdos que o Sebrae MS disponibiliza para você!
Clique aqui e acesse diversos temas de empreendedorismo para guiar a sua jornada.